sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo



CURSISTA: EVA LEIDE ALVES DOS SANTOS FERNANDES
UNIDADE 3 –
 ATIVIDADE 3_5 CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
ESCOLA: E. MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA.
 MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
 FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

 

 Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo


O Currículo Escolar é um elemento importante para o planejamento do professor, ele reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos.
Um currículo é um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos , pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como, e quando avaliar. É formado pelos componentes curriculares e por tudo o que acontece na escola, com a função de orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.
O currículo fica muito melhor elaborado quando se faz o uso das tecnologias, pois são várias as contribuições no desenvolvimento do currículo, possibilitando mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula tornando possível estabelecer outros mecanismos para troca de informações, interação e colaboração entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de forma que a aula se torne mais atrativa e que a aprendizagem aconteça de forma interativa.
Trabalhar com o projeto PROCEL está dentro do currículo, pois incluiu temas transversais, focalizando o meio ambiente, levando os alunos a se conscientizarem que é preciso conservar o meio ambiente. Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com os alunos estão inseridos no currículo formal. Os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos também foram explicitados no plano de aula e fazem parte do currículo e o que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo. 
         A tecnologia por si só não é capaz de resolver todos os desafios educacionais, mas a maneira como os profissionais da educação encaram essa tecnologia é determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança proporcionando situações de aprendizagem significativa, onde os alunos serão construtores do seu próprio conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário